02/05/2022

Image

Detran-MA lança Campanha Maio Amarelo 2022 com o tema “Juntos Salvamos Vidas”

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou, nesta segunda-feira (2), na sede do órgão, em São Luís, o lançamento da Campanha Maio Amarelo de 2022 com o tema “Juntos Salvamos Vidas”. A temática tem por objetivo destacar o poder de cada cidadão no cuidado com a vida no trânsito quando promove o respeito e a responsabilidade com as pessoas nos seus deslocamentos diários.

Na ocasião, foi divulgado o calendário de atividades para 2022 e promovidas ações como apresentação do grupo teatral Transitarte e distribuição de material informativo sobre o Maio Amarelo para toda a população.

Durante o evento, o Diretor-geral do Detran-MA, Hewerton Pereira, ressaltou as ações que serão desenvolvidas pela instituição. “Durante o mês de maio, vamos voltar todas as atenções para ações educativas e preventivas aos acidentes de trânsito, vamos fazer atividades no estado todo, como blitzes educativas, palestras em colégios públicos, ações em hospitais, entrega de kits em faixa de pedestres e uma série de atividades para que possamos conscientizar as pessoas e evitar os acidentes de trânsito”, disse.

“É com grande felicidade que nós estamos aqui no Detran-MA para lançar a Campanha Maio Amarelo, que visa fomentar entre os órgãos públicos, a iniciativa privada e a sociedade civil a redução do índice de acidentes de trânsito e, consequentemente, o número de lesões corporais no trânsito e número de mortes no trânsito. Infelizmente, temos um índice elevado de mortes no trânsito. Então, queria conclamar a sociedade, de modo geral, para que possam participar desta campanha, juntamente com os órgãos públicos e a iniciativa privada para que nós, através da educação, da conscientização, possamos reduzir os índices alarmantes e tristes, porque são milhões de pessoas que morrem no trânsito e milhões de famílias que perdem um ente querido para um acidente de trânsito banal”, disse o Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Coronel Sílvio Leite.

“No mês de maio, a gente intensifica todos os projetos que já trabalhamos o ano inteiro, que tem como objetivo envolver todas as pessoas como parte do trânsito e, automaticamente, responsabilizando essas pessoas pela mudança de comportamento partindo da gente enquanto educador. Então, esse é um mês em que objetivamos levar educação e mostrar que, juntos, salvamos vidas. Se cada um fizer a sua parte e entender que é responsável pelo trânsito que está ali fora e mudar o seu comportamento, com certeza teremos um trânsito mais seguro”, frisou a Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias. 

Na oportunidade, também estiveram presentes o Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, Emerson Bezerra da Silva, o Secretário Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís, Diego Baluz, o Presidente do Sindicato de Mototaxistas de São Luís, Luís Gonçalo, o Tenente Coronel Helton Carlos Rodrigues Pereira, representando o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o Tenente Coronel Célio Roberto e demais autoridades.

Campanha Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo é uma campanha de conscientização da sociedade que tem o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

O Maranhão é um dos estados mais ativos nas campanhas do Maio Amarelo. Em 2019, o Detran-MA chegou a ser destaque nacional e recebeu o prêmio “Troféu Ouro do Maio Amarelo”, entregue pelo ONSV ao órgão que mais realizou ações educativas naquele ano.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/DETRAN-MA
Texto: Thalia Lemos/Paulo Rogério
Revisão: Adriana Moraes
Fotos: Deivide Soares

 

Compartilhe

Serviços em Destaques


HABILITAÇÃO
VEÍCULOS

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!