23/12/2021

Image
RETROSPECTIVA - 18 mil motociclistas beneficiados pelo Projeto Detran com o Povo no Maranhão
 
 
Cerca de 18 mil motociclistas estão circulando pelas ruas e estradas do Maranhão com os conhecimentos mais aprofundados sobre pilotagem segura, transporte de passageiros e mercadorias, além de estarem mais protegidos com o uso do capacete. Eles foram beneficiados com o Projeto Detran com o Povo, Construindo um Caminho Novo, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-MA), que consiste em um conjunto de ações nas áreas de sinalização viária, formação de condutores e de educação para o trânsito para melhoria da mobilidade urbana e a promoção de um trânsito mais seguro.  
 
Por meio de cursos especializados, palestras e a entrega de colete e capacetes de forma gratuita aos concluintes dos cursos, o Governo leva mais segurança para os motociclistas. Até o momento,  42 municípios foram beneficiados com as ações do projeto, que tem ações voltadas para os motociclistas em geral e àqueles que utilizam a motocicleta de forma profissional, que se capacitam por meio do curso obrigatório destinado aos mototaxistas e motofretistas, recebendo gratuitamente coletes e capacetes ao final do curso.  
 
Os motociclistas de São Luís foram alguns dos beneficiados com o projeto. Na segunda-feira, 20 de dezembro, mil mototaxistas e motofretistas receberam seus certificados do Curso Especializado em Transporte de Passageiros e em Transporte de Mercadorias das mãos do Secretário das Cidades Márcio Jerry, que representou o governador Flávio Dino; e do Diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, durante solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau.  
 
O secretário Márcio Jerry externou sua felicidade em participar da solenidade. “É muito gratificante ver ações inovadoras como esta, que alcançam o Maranhão inteiro e beneficiam tão importante categoria. E o mais importante: salva vidas. Já são 18 mil motociclistas beneficiados em todo o estado e isto é muito relevante. Estou muito feliz em dividir com vocês tão importante momento, quando o Governo do Estado demonstra o cuidado com a segurança e a vida dos cidadãos”, concluiu ele.  
 
Francisco Nagib fez questão de salientar a importância do Projeto Detran com o Povo para a categoria. “Nosso objetivo é salvar vidas no trânsito, pois o nosso bem maior é a vida, e a forma que o Governo encontrou para preservar a vida dos motociclistas foi por meio de ações educativas e da doação dos equipamentos de proteção individual. Sabemos que no interior do estado muitos motociclistas não usam capacete, e isso aumenta os riscos de lesões e de mortes em caso de acidentes de trânsito. Há muitos profissionais que tiram o sustento de suas famílias atuando no trânsito e precisam estar protegidos, é o que faz do Projeto Detran com o Povo uma das destacadas políticas do governador Flávio Dino”, afirmou o diretor-geral do Detran-MA.   
 
Também esteve presente ao evento, o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, ressaltou que alguns detalhes são essenciais para a preservação da vida dos motociclistas, no caso, o uso do capacete. “Muitas pessoas perderam a vida ou tiveram lesões graves em acidentes e a proteção das vidas é algo digno de uma ação de Estado, por isso estamos aqui, oportunizando a esses cidadãos meios de se proteger e trabalhar com mais segurança”, disse ele.  
 
A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositania de Farias, afirmou que o projeto tem um amplo alcance social. “Antes de tudo, esse projeto tem um cunho educativo, pois, por meio das palestras e dos cursos, os beneficiários têm acesso a informações importantes para a pilotagem segura. Além disso, recebem coletes e capacetes, equipamentos de proteção individual que dão mais segurança para eles. Muitas vezes os custos com coletes e capacetes oneram o orçamento, por isso, os motociclistas acabam não usando os dispositivos de segurança obrigatórios. Mas com o projeto, além de se tornarem mais conscientes da importância da segurança no trânsito, recebem de forma gratuita estes equipamentos ”, explicou ela.  
 
Gratidão dos beneficiados 
 
Para os beneficiados, o momento era de comemorar. O presidente do Sindicato dos Mototaxistas de São Luís, Luís Gonçalo Santos, agradeceu a realização dos cursos e a doação dos coletes e capacetes. “Agradecemos muito ao governador Flavio Dino e a Francisco Nagib pela coragem em trazer esses cursos em uma hora tão essencial para nós, que estamos nas ruas todos os dias em busca do sustento das nossas famílias. Vocês não mediram esforços para realizar o curso em todo o Maranhão. Quem cuida do cidadão, cuida da vida. Vamos continuar nos qualificando e protegendo nossas vidas no trânsito. Obrigado a todos”, afirmou ele.  
 
O mototaxista Afonso Mendonça ficou feliz ao receber seu certificado, colete e capacete. “Capacete é caro e receber um em uma hora complicada como esta que estamos enfrentando essa crise, é uma grande ajuda e muito bem-vinda”, assegurou ele.  
 
A motociclista Aline Cristina Pinheiro aproveitou tão bem a oportunidade que se qualificou nas duas funções e agora pode atuar como mototaxista e motofretista. “Amei os cursos. Aprendi muito. Agora, tenho conhecimento de tantas coisas sobre transporte que vou trabalhar com mais cautela. E já acabar os cursos e receber colete e capacete, foi melhor ainda. Esses cursos estão me ajudando muito, ainda mais nesta época de pandemia”, disse ela.  
 
E o reconhecimento da iniciativa não terminou por aí. O motofretista Joanilson de Jesus dos Santos também ficou contente com a qualificação. “O aprendizado foi ótimo e receber o capacete e o colete foi melhor ainda. Oh ajuda boa!”,exclamou, sorrindo.
Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!