09/11/2021

Image
Diretoria do Detran-MA se reúne com Sindicato das Autoescolas do Maranhão 
 
 
A Diretoria do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) se reuniu, na tarde de segunda-feira, 8, com o presidente do Sindicato das Autoescolas do Maranhão (Sindauma), Jefferson Ribeiro Campos, e proprietários de autoescolas. Na pauta, discussão de reivindicações da categoria e posicionamento do Detran-MA.  
 
Participaram do encontro, o diretor Administrativo do Detran-MA,  Rorício Vasconcelos, representando o diretor-geral, Francisco Nagib; e o diretor Operacional, David Ximenes.  
 
Rorício Vasconcelos abriu a reunião lembrando  que o Detran-MA sempre esteve aberto ao diálogo e que todas as medidas adotadas pelo órgão  ligados às autoescolas sempre foram discutidas com a categoria antes de serem implementadas e explicou a situação atual do órgão, destacando todos os esforços do Governo e da diretoria em resolver problemas, mesmo aqueles não gerados internamente, como é o caso da inconsistência do sistema on-line.  
 
“Estamos fazendo de tudo para resolver as pendências. A  instabilidade  do sistema não causa transtornos somente para os usuários, mas também para nós. Estamos fazendo tudo que podemos para resolver isso. A solução é um novo sistema, o Detran Net, para o qual já estamos migrando e que deverá entrar em operação em dezembro  próximo. A nova plataforma evitará as quedas do sistema e tornará mais ágil e eficiente o atendimento on-line e a prestação de serviços aos usuários”, explicou Rorício Vasconcelos.  
 
O diretor disse ainda, que, atualmente, o sistema do Detran-MA é alimentado via Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati), por meio da qual o órgão tem acesso aos dados nacionais do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). E a comunicação entre estes dois órgãos tem tido interrupções constantes, por isto, a mudança para outro sistema, que garantirá a regularidade do funcionamento.    
 
Jefferson Campos afirmou que as autoescolas e os alunos têm sido prejudicados com a inconsistência do sistema e solicitou a ampliação do número de examinadores e da realização de exames práticos veiculares para agilizar o acesso dos alunos à Carteira Nacional de Habilitação. “Os alunos nos pressionam, pois querem suas carteiras, e, muitas vezes, não conseguimos marcar os exames por queda do sistema, e isso necessita de uma solução urgentemente. O aumento do número de examinadores também é importante”, frisou ele.  
 
Rorício Vasconcelos informou que a solução encontrada para agilizar os exames é a continuidade dos mutirões de exames práticos aos sábados, que ocorrerão nos dias 20 e 27 de novembro e 4 de dezembro. Serão ofertadas 1.292 vagas durante os mutirões, que ocorrerão no Pátio do Detran-MA, Castelinho, Cohatrac, Paço do Lumiar, Cidade Operária, Imperatriz, Santa Inês, Timon e Bacabal. Quanto ao aumento do número de examinadores, o diretor informou que será estudada a viabilidade. 
 
Os dirigentes também falaram sobre o projeto Carro Exame, que será implantado pelo Detran-MA para dar mais segurança, transparência e agilidade aos exames práticos de direção veicular, pois os examinadores utilizarão tablets para lançarem as notas dos candidatos de forma on-line. Assim, o resultado será informado logo após o exame.  
 
Participaram também da reunião, os proprietários de autoescolas Vinicius Camilo, Moreira Neto e Wallace Darlan.
Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!