05/11/2021

Image

Detran-MA já realizou mais de 99 mil exames práticos de direção veicular neste ano

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) vem agilizando e superando metas de realização de Exames de Prática de Direção Veicular (EPDV) para retirada da Carteira Nacional de  Habilitação (CNH). Até este mês, foram realizados 99.470 exames práticos em todo o estado. O último balanço positivo era de 2019, quando foram realizados 98 mil EPDVs. 

De acordo com o diretor Operacional do Detran-MA,  David Ximenes, os avanços na realização dos exames de direção  estão sendo possíveis tanto pelo comprometimento dos examinadores quanto devido ao fato de os teóricos estarem sendo realizados de forma eletrônica. Até este mês, foram realizados 66.730 Exames Teóricos de Direção Veicular (ETDV) em todo o estado. 

 “Antes, somente São Luís e Imperatriz tinham implantado o processo digital de exames teóricos. Hoje,  100% das Ciretrans e mais o Shopping do Automóvel e a BR-135 já o fazem  eletronicamente, o que agiliza os resultados, que antes eram emitidos em um tempo de 15 a 20 dias. Isto agiliza muito o processo de retirada da CNH, já que com o resultado imediato dos exames teóricos, os candidatos podem também ser submetidos, em menor espaço de tempo, ao exame prático, após serem marcados pelas auto escolas”, explica David Ximenes.

Para a realização dos exames teóricos, os candidatos se dirigem a uma das salas equipadas com computadores disponibilizadas pelo Detran-MA.

Meta

A meta é fechar 2021 com 110 mil Exames de Prática de Direção Veicular realizados em todo o Maranhão.  E esta meta pode até ser superior, com a implantação do sistema eletrônico também nos exames práticos, já que o Detran-MA já deu início ao procedimento de aquisição de tablets para implantação do projeto do carro exame monitorado, que dará, além de agilidade ao resultado dos exames práticos, mais segurança e transparência ao processo. “Com os exames práticos feitos também de forma eletrônica, como já acontece com os teóricos, daremos maior agilidade ao processo de retirada de CNH no Maranhão, pois tudo será feito digitalmente, um grande avanço que trará excelentes benefícios para a população”, complementa David Ximenes.

Os tablets serão utilizados pelos examinadores para que registrem, logo durante os exames práticos de direção veicular, as notas dos candidatos. Assim, ao final, eles já  receberão o resultado. 

Mensalmente, o Detran-MA disponibiliza cerca de 12 mil vagas de Exames de Prática de Direção Veicular e 7.600 exames teóricos. O agendamento é feito pelas autoescolas.

 

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!