14/03/2021

Image
A tecnologia em tempos de pandemia 

Quando a tecnologia surgiu, lá pelo século XX, nem imaginávamos o quanto ela ia ser essencial para a humanidade nos tempos contemporâneos. A princípio, era apenas um instrumento para facilitar e agilizar a prestação de serviços por empresas,  órgãos públicos, instituições e entidades e a rotina do próprio cidadão na resolução de questões cotidianas. Hoje, tecnologia é sinônimo de crescimento econômico e científico, pois permite avanços capazes de reduzir distâncias e descobertas científicas que salvam vidas. 
 
Com o passar do tempo, o homem foi só aperfeiçoando os princípios, métodos, instrumentos e processos, e ninguém mais parou a inovação tecnológica, que chega a nos surpreender por vezes, tamanho o seu poder e facilidades criadas. Isso é excelente, pois, antes de tudo, nos permite fazer coisas, como falar e até ver uma pessoa que esteja do outro lado do mundo, a milhares de distância, com apenas um toque em nosso celular, outra invenção tecnológica que revolucionou nossa vida. 
 
Hoje, dizemos até que não conseguimos mais viver sem a tecnologia. De fato, seria muito difícil retroceder no tempo. E graças a Deus que temos a tecnologia! Só que agora, neste momento também inimaginável, quando enfrentamos a pandemia da Covid-19, o avanço tecnológico está sendo utilizado não para aproximar, e sim para afastar, isolar, proteger as pessoas da infecção pelo novo coronavírus – que, infelizmente, também tem o poder de mutação a níveis tão assustadores que são capazes de matar em pouco tempo, tamanha a sua evolução, mas no sentido ruim para os seres humanos. 
 
 Como disse, o poder tecnológico, agora, ajuda a salvar vidas, à medida em que o utilizamos para manter as pessoas afastadas, como forma de evitar a transmissão do vírus entre elas. A estratégia é eficaz, segundo estudos preliminares, por isso mesmo a adotamos no Detran-MA, seguindo igual medida adotada pelo governador Flávio Dino e tantos outros gestores de outros estados e municípios. Sim, senhores, porque, antes de tudo, a luta é pela vida. Entretanto, precisamos manter nossos serviços funcionando. Aí entra a tecnologia. 
 
E ela está sendo essencial neste momento, pois, frequentemente, temos que suspender, temporariamente, como ocorreu de 5 a 14 deste mês, o atendimento presencial, evitando o contato próximo entre as pessoas e aglomerações e oferecer serviços de forma virtual, com servidores executando suas funções de forma remota, tudo para mantermos os serviços essenciais ao cidadão.  
 
E  para que a população possa usufruir da melhor forma o atendimento on-line, iremos promover melhorias no site do Detran-MA,  ampliando serviços, facilitando o acesso e implantando novas tecnologias para que a plataforma atenda plenamente a todos e o cidadão possa ter suas demandas resolvidas com maior rapidez e comodidade.  
 
A pandemia tem nos mostrado o quanto o serviço virtual é necessário, principalmente quando precisamos adotar o distanciamento social, como neste momento, para contermos a circulação e transmissão do novo coronavírus e evitarmos o colapso no atendimento das redes de saúde pública e privada. E para garantirmos a rotina laboral remotamente e a prestação de serviços à população, a tecnologia é essencial e no final das contas ela também passa a ser um instrumento fundamental de segurança para preservamos a vida, nosso maior bem.  
 
  
 
                                                       Francisco Nagib 
 
                                                 Diretor Geral do Detran-MA
Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!