15/11/2020

Image
“Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito” traz reflexão sobre a nossa responsabilidade no trânsito
 
 
Neste domingo, dia 15, em todo o mundo, são realizadas ações de reflexão sobre a responsabilidade de todos em proteger a vida no trânsito. O terceiro domingo de novembro marca o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito”, aprovado em 2005, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para ser lembrado entre os diversos setores ligados ao trânsito e a sociedade.
 
Neste dia são realizadas ações educativas pela paz no trânsito, com o objetivo de lembrar o alto índice de mortes causadas por acidentes nas vias, por excesso de velocidade, consumo de bebidas alcoólicas e direção veicular, falta do uso de cinto de segurança, da cadeirinha para a criança, do capacete para os usuários de motocicleta e da utilização do celular ao volante.
 
Nos últimos anos, o Detran-MA vem adotando, intensamente, ações permanentes para diminuir os índices de acidentes em todo o Estado, levando atividades de educação para o trânsito aos ambientes coorporativos, escolas, bares e restaurantes, ruas e avenidas da capital e municípios maranhenses.
 
A Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, ressalta a importância do “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito” como elemento de reflexão para o nosso comportamento no trânsito. 
 
“Participamos ativamente do trânsito,  seja como condutor,  passageiro  ou pedestre.  Mesmo que indiretamente, sempre haverá aflição quando um parente ou um amigo sofre um acidente. Por isso, investimos na realização das campanhas educativas, com o objetivo de reduzir  os índices de vítimas do trânsito”, afirma.
 
O Detran-MA desenvolve diversos projetos educativos, na capital e nas cidades maranhenses, com o apoio das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Nas escolas, o núcleo de arte do Detran-MA (Transitarte) ajuda crianças e jovens a entenderem as condutas corretas no trânsito. Para educar jovens e adolescentes, o Órgão leva atividades que abordam os riscos da mistura de álcool e direção, uma das principais causas de mortes no trânsito. 
 
A Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, lembra que o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito”  é importante por propor uma reflexão sobre o tema.
 
“O Detran-MA busca permanentemente levar ações que mostram como motoristas e pedestres devem se comportar corretamente no trânsito. Durante uma abordagem direta com um condutor temos condições de conversar sobre os itens de segurança no trânsito, ou seja, fazemos uma prevenção de acidente”, destaca.
 
Para auxiliar as pessoas que sofreram acidentes no trânsito, o Detran-MA e a Faculdade UNINASSAU se uniram no serviço “Atendimento ao Acidentado”, que visa oferecer  atendimento psicológico e de fisioterapia. “É um trabalho que ajuda o acidentado com atendimento psicológico para ele e toda sua família. Pois no processo de um acidente, todos são vitimas do trânsito”, ressalta a coordenadora.
Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->