04/10/2020

Image
Detran-MA destaca importância do respeito para a segurança do idoso no trânsito
 
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem mais de 28 milhões de idosos com idade a partir de 60 anos, número que representa 13% da população do país. Nos últimos anos, com o aumento da frota de veículos e as mudanças na legislação, os idosos tiveram que se adaptar a uma nova realidade no trânsito, como pedestres, passageiros ou condutores de veículos.
 
Segundo a Coordenadoria de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), existem 172.459 mil idosos condutores de veículos em todo o Estado. Os dados evidenciam que 98.417 mil desses condutores estão na faixa etária entre 56 a 65 anos, sendo que 76.877 mil são do sexo masculino e 21.540 mil, do sexo feminino. Os números apontam, ainda, que existem 78.042 mil idosos com mais de 65 anos, representando 65.275 mil homens e 12.767 mil mulheres. 
 
A Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, aponta para as dificuldades enfrentadas pelos idosos no trânsito, relacionadas a sua mobilidade, que acentuam em perigos em uma via, ou mesmo, numa ultrapassagem, no caso de um condutor idoso. “Em nossas ações educativas, buscamos chamar a atenção para a conscientização das condutas corretas no trânsito. No caso do idoso, pedimos sempre que ele utilize somente a faixa de pedestre na hora de atravessar uma via”, ressalta.
 
Ela lembra, ainda, que os cuidados com o idoso no trânsito permeiam com o respeito ao ser humano. “Os condutores de automotores precisam atentar para suas responsabilidades com o idoso no trânsito. Muitos idosos se deslocam de suas casas por meio de transporte público, tornando-os mais expostos e, consequentemente, as maiores vítimas como pedestres”, ressalta Rositânia de Farias.
 
Vítimas de acidentes - No Maranhão, de janeiro a dezembro de 2019, vieram a óbito 601 pessoas por acidentes de trânsito. Destes, 27 idosos foram vítimas fatais de atropelamentos como pedestres. No geral, os idosos representam 12% dos óbitos no Estado, levando a verificar que, esta faixa etária, é mais frágil, pelo desrespeito às normas de trânsito por parte dos condutores e pela questão de sua mobilidade física.
 
Valorização do idoso - O Detran-MA conta com servidores com idade, a partir de 60 anos, que participam de campanhas, blitzen e atividades educativas realizadas, principalmente, em faixas de pedestres nas avenidas com grande fluxo de veículos. Muitos servidores, que se encaixam nessa faixa etária são multiplicadores de ações positivas no trânsito. Isto valoriza o servidor e enriquece as atividades educativas direcionadas para o idoso.
 
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não estabelece um limite de idade para conduzir um veículo automotor. Para tirar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) exige-se apenas que, após os 65 anos, ela seja renovada a cada três anos. Já o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) regulamenta que 5% das vagas dos estacionamentos públicos e privados têm de ser posicionadas para melhorar a comodidade do idoso.
 
DICAS DE SEGURANÇA PARA O IDOSO NO TRÂNSITO:
 
  • Procure transitar em locais bem sinalizados; 
  • Escolha horários com menor movimento no trânsito; 
  • Caminhe nas calçadas; 
  • Atenção com as saídas de garagens, estacionamentos e postos de gasolina; 
  • Sempre que possível atravesse na faixa de pedestres ou no semáforo; 
  • Só inicie a travessia da rua quando tiver certeza que o motorista parou o veículo;
  • Procurar fazer itinerários conhecidos. Planeja o caminho antes de sair;
  • Evite dirigir em rodovias e no período noturno.
Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->