03/08/2020

Image

Detran-MA realiza Operação Lei Seca na área da Ponta D’Areia

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), realizou uma blitz da Operação Lei Seca, no domingo (2), na região da Ponta d’Areia. A ação faz parte de um conjunto de atividades, desenvolvido pelo Detran-MA, com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo ingestão de bebidas alcoólicas e direção veicular.

De acordo com os dados da Divisão de Estatística do Detran-MA, durante a fiscalização foram abordados 148 veículos, realizados 139 testes do etilômetro, com nove recusas e uma autuação de infração a condutor que dirigia sob o efeito de álcool.

As ações da Operação Lei Seca, que estão sendo realizadas durante o período da pandemia da Covid-19, seguem todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde. Os servidores do Detran-MA e os policiais que participam das blitzen usam máscara de proteção, têm acesso a álcool em gel e estão respeitando o distanciamento social.

O chefe da Divisão de Estatísticas do Detran-MA, Pabyo Mendes, que coordenou a ação, ressaltou a importância da operação durante este período de pandemia. “Durante este período, houve um crescimento significativo no número de acidentes por conta de ingestão de bebida alcoólica. Nosso trabalho é alertar e conscientizar todos aqueles que fazem parte do trânsito para que possamos fazer dele, um local melhor para todos”, destacou.

O secretário municipal de Trânsito de São Luís, Israel Petrus, que esteve no local, elogiou e destacou a fiscalização. “A ação é muito importante e vem se repetindo por toda região metropolitana de São Luís. O trabalho de conscientização, tanto para condutores, quanto para pedestres, é fundamental para tornar o trânsito mais seguro”, disse.

Juliana Campos, que é moradora da região, disse se sentir mais segura com a Operação Lei Seca. “Ver este tipo de abordagem nos traz uma sensação de mais segurança. As pessoas precisam estar cientes dos cuidados que devem ser tomados no trânsito”, alertou.

Outras ações preventivas

Além das ações da Operação Lei Seca, o Detran-MA, também, está promovendo a Operação Posto Seguro, uma iniciativa do órgão que, juntamente, com o Procon-MA, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, tem realizado fiscalizações em bares, restaurantes e postos de combustível, para coibir o consumo de álcool por condutores e a formação de aglomerações que favoreçam o contágio da Covid-19.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->