03/08/2020

Image

Vinhais, Angelim e Vila Palmeira são alvo de fiscalizações da Operação Posto Seguro

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realizou neste sábado (1º), mais uma ação da Operação Posto Seguro, em parceria com o Programa de Defesa do Consumidor no Maranhão (Procon/MA), Vigilância Sanitária e Polícia Militar do Maranhão (PMMA), em cumprimento da Portaria n° 42 de junho de 2020, do Governo do Estado, que estabelece as medidas sanitárias de prevenção à contenção da Covid-19. 

Durante a operação foram realizadas abordagens em bares dos bairros Vinhais e Angelim, além de uma loja de conveniência do posto de combustível, localizado na Vila Palmeira, com o objetivo de verificar se os protocolos sanitários estão sendo cumpridos, entre eles, o limite de distanciamento entre as mesas, fornecimento de sacos plásticos para depósito das máscaras faciais, acesso ao álcool em gel, além da medida restritiva para o fechamento do ambiente até as 00h00. 

De acordo com coordenadora de Educação para o Trânsito, Rositânia de Farias, a ação coíbe os abusos praticados em bares, restaurantes e conveniências de postos de gasolina, no intuíto de preservar a saúde e a vida do cidadão. “Nossa missão, nesta importante parceira, é coibir abusos, fazer respeitar os protocolos sanitários, além de evitar aglomeração e uso de álcool com direção veicular”, ressaltou.

Autuação

Durante a fiscalização nos bares e no posto de combustível foram registradas ausência da medição de temperatura dos consumidores, falta de fornecimento de coletores de resíduos, aglomeração de pessoas e o descumprimento do horário estabelecido para o encerramento das atividades. Um bar, localizado no Angelim, foi autuado pelo Procon-MA e Vigilância Sanitária, por apresentar diversas irregularidades no cumprimento dos protocolos sanitários. 

Operação Lei Seca

Além de combater os abusos praticados em bares, restaurantes e postos de gasolina, o Detran-MA, por meio do Batalhão da Polícia Rodoviária do Maranhão (BPRV), vem realizando, próximo aos locais fiscalizados, diversas blitzen da Operação Lei Seca, com o objetivo de combater o uso de álcool e direção veicular e garantir mais segurança no trânsito.

Neste sábado, a Operação Lei Seca foi realizada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, próximo ao Pátio Jardins. Segundo dados da Divisão de Estatística do Detran-MA, foram efetuadas 90 abordagens a veículos e realizados 93 testes do etilômetro. A ação resultou em 9 recusas e 2 autos lavrados a condutores que dirigiam sob a influência de álcool.

Ações preventivas

As Operações Lei Seca e Posto Seguro são uma iniciativa do Detran-MA, juntamente com Procon-MA, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, para coibir a formação de aglomerações que favoreçam o contágio da Covid-19 e o consumo de álcool por condutores.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->