03/08/2020

Image

Detran-MA realiza ação conjunta com Vigilância Sanitária, Procon e BPRV no Cohatrac

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), através da Coordenação de Educação para o Trânsito, realizou, na noite de sexta-feira (31), ação educativa do projeto “Direção Certa” em bares, lanchonetes e restaurantes da região do Cohatrac. A iniciativa contou com o apoio do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV) e a participação do Instituto de Promoção e Defesa do Consumidor no Maranhão (PROCON/MA) e da Vigilância Sanitária, órgãos parceiros da “Operação Posto Seguro”. 

O projeto “Direção Certa” é uma das ações educativas desenvolvidas pelo Detran-MA para a promoção de um trânsito mais seguro. Nessa ação, uma equipe de educadores se desloca até bares e restaurantes para distribuir material educativo e conscientizar os frequentadores sobre os perigos da mistura de álcool e direção. Com a reabertura dos bares na Capital, o Detran-MA retomou essa modalidade de ação educativa, que é promovida pelo órgão de maneira constante, durante todo o ano.   

A equipe que esteve no Cohatrac era formada por cinco educadores e, além de distribuir cerca de 250 folhetos explicativos sobre a Lei Seca, realizou 40 testes educativos com o etilômetro entre os frequentadores do local. De acordo como os educadores, a ação alcançou um público de aproximadamente duas mil pessoas.     

A ação realizada no Cohatrac faz parte de um cronograma de atividades elaborado na reunião de alinhamento da “Operação Posto Seguro” que aconteceu na sede do Detran-MA, em São Luís, na quinta-feira (30), onde estavam presentes a diretora geral do Detran, Larissa Abdalla, a coordenadora de Educação para o Trânsito, Rositânia de Farias, a Presidente do Procon/MA, Adaltina Venâncio, o superintendente da Vigilância Sanitária, Edmilson Diniz, o coronel Nilson Marques da Polícia Militar do Maranhão, e o capitão Alejandro Jaldin da BPRV. 

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, que esteve presente na ação no Cohatrac, acredita que a ação conjunta com outros órgãos públicos tem sido bastante positiva. “Essa parceria nasceu da necessidade de intensificarmos o processo de conscientização da população para que possamos atingir um bem maior para a sociedade”, afirmou. 

Já o fiscal sanitário Erick de Carvalho, que coordenou a equipe da Vigilância Sanitária na ação, valorizou a parceria com o Detran-MA. “A presença da equipe do Detran-MA torna as ações mais impactantes, o que ajuda no processo de conscientização das pessoas para que procurem seguir as normas sanitárias e assim resguardar a saúde de todos”, destacou. 

O diretor de Fiscalização do Procon/MA, Carlos Eduardo Garcia, também presente na ação, acredita que a participação do Detran-MA tem sido significativa nesse momento. “É muito importante a presença da equipe do Detran-MA, que realiza um excelente trabalho educativo junto à população, pois isso mostra uma unidade de esforços em prol da conscientização da sociedade”, explicou. 

Para Luciana Martins, que estava em um dos bares com amigos, o trabalho educativo do Detran-MA é fundamental para evitar acidentes de trânsito. “É exatamente nesse momento em que estamos comemorando com os amigos, que esse recado de valorização da vida tem que ser colocado. Isso serve para lembrar a importância da nossa responsabilidade com os outros”, afirmou.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->