27/07/2020

Image

Detran-MA utiliza mídias digitais e ambiente on-line para levar campanhas educativas sobre trânsito

A Coordenadoria de Educação para o Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), vem se reinventando para conduzir as ações educativas até a sociedade, durante o período de pandemia do coronavírus. Desde o mês de março, as atividades são realizadas de forma on-line, com foco na proteção à vida e no respeito às leis de trânsito.

Nos últimos anos, as atividades de trânsito se tornaram uma das prioridades da atual gestão do Detran-MA, com realização de palestras nas escolas e empresas públicas e privadas; ações teatrais para públicos infanto-juvenil e adultos, além de diversas blitzen educativas nas ruas e avenidas da capital e dos municípios, e de ações da Lei Seca. Todas realizadas de forma presencial por educadores do trânsito.

A Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, reconhece que o momento de pós-pandemia precisa ser reavaliado para que as ações educativas continuem chegando ao usuário. “O Maranhão se tornou destaque, no País, por tudo que fazemos na área da educação para trânsito, nos últimos anos. Agora, precisamos utilizar a internet como ferramenta de informação para que nossos objetivos sejam alcançados”, afirma ela, ressaltando que o desafio é aliar a criatividade com a força do conteúdo nas mensagens educativas.

De acordo com a Coordenadora de Educação para o Trânsito, Rositânia de Farias, a pandemia da Covid-19 levou o Detran-MA a buscar novos caminhos de informação. “O grande desafio inicial foi trabalhar, de forma conjunta, com todos os gestores das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão, criando um alinhamento na divulgação das nossas atividades”, explica.

CAMPANHAS – O primeiro grande teste de utilização das ferramentas virtuais como veículo de informação para o público do Órgão foi a Campanha do Maio Amarelo. Apesar do isolamento social, em maio, mês do “Maio Amarelo”, o Detran-MA trabalhou com as mídias digitais criadas pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), mas, também, elaborou uma campanha educativa por meio das redes sociais em todo o Estado.

No mês de junho, o Detran-MA utilizou a temática das festas juninas maranhenses nos cards e vídeos educativos, priorizando a mensagem “Fique em casa” e dando visibilidade à Lei Seca, visando a conscientização de condutores sobre os perigos do consumo de bebidas alcoólicas e direção veicular.

Este ano, no mês de julho, devido as normas de afastamento social, não foi possível o Detran-MA realizar o Projeto Férias em Trânsito. Segundo Rositânia de Farias foi elaborada a campanha digital Projeto Julho Seguro, priorizando a segurança da família nos cuidados com os veículos, antes de viajar e os respeito às leis de transito.

“Antes da pandemia todas as nossas atividades eram realiadas de forma presencial. Este novo caminho de trabalho é um grande desafio e vem sendo um aprendizado para todos nós que trabalhamos com a educação”, destaca a Coordenadora.

VÍDEOCONFERÊNCIAS – A retomada das atividades, também, vem sendo realizada por videoconferências, com o Projeto Detran Volante, que é direcionado a funcionários de ambientes corporativos públicos e privados e, que tem o objetivo de demonstrar que o comportamento de condutores e pedestres nas das vias de trânsito, pode evitar ou causar os acidentes.

As palestras e treinamentos do Projeto Detran Volante podem ser solicitados pelos telefones: 3089-2056 e 3089-2077, pelo site: www.detran.ma.gov.br ou email: palestras.cet@detran.ma.gov.br.

 

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->