06/01/2020

Image
Detran-MA reforça segurança com ações da Lei Seca no período do fim de ano
 
No período de 16 de dezembro de 2019 à 1º de janeiro de 2020, O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com a Polícia Militar do Maranhão (PM/MA), por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária Militar (BPRV), intensificou as ações da Lei Seca, para gerar mais segurança no trânsito e diminuir os riscos de acidentes no período das festas de fim de ano. O órgão realizou 10 operações Lei Seca e 27 ações educativas, abordando cerca de 10 mil pessoas nesse período.
 
Nas operações “Natal Seguro”, e “Reveillon pela Vida”, barreiras policiais foram montadas na Região Metropolitana de São Luís, que abrange a capital e os municípios de Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, intensificando as fiscalizações e tirando das ruas motoristas que insistiram em dirigir após consumirem bebida alcóolica. Durante todo o dia 31 e madrugada do dia 1º, as blitzen aconteceram nas saídas das principais praias de São Luís, devido ao fluxo de veículos nessas áreas.
 
Segundo relatório da Divisão de Estatísticas do Detran-MA, as blitzen Lei Seca abordaram 1.833 veículos, registraram 1.245 testes de etilômetro (bafômetro) e autuaram 105 motoristas pela recusa ao teste e 49 motoristas que dirigiam sob o efeito de álcool.
 
Nas fiscalizações, o trabalho educativo também foi intensificado. Os educadores realizaram abordagens educativas conversando com condutores e passageiros sobre os riscos da mistura álcool e direção, esclarecendo dúvidas sobre a Lei Seca com o material informativo entregue pela equipe.
 
Segundo a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, a intensificação das ações com foco na Lei Seca no período de fim de ano, é essencial para evitar acidentes e gerar segurança. “Intensificamos as ações de fiscalização e educação no período em que a movimentação nas vias aumenta e o consumo de bebida alcóolica também. Nosso objetivo foi garantir a segurança da população no sair e voltar das festas, visando um final de ano com menos acidentes e mortes no trânsito”, explicou.
 
O Bancário Lucas Sousa Motta, abordado em uma das blitzen do “Reveillon pela Vida”, destacou que a intensificação das operações Lei Seca, inibe pessoas alcoolizadas a dirigirem um veículo, diminuindo também, a ocorrência de acidentes. “As pessoas estão mais cuidadosas e mais conscientes. Isso é reflexo da Lei Seca e do trabalho educativo que tem contribuído para que motoristas que fazem uso de bebida alcoólica, não saiam dirigindo por aí colocando a sua vida, e a de outras pessoas em risco”, disse.
 
A Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, afirma que o trabalho de fiscalização e o de educação precisam andar juntos para que a paz no trânsito seja uma realidade.
 
“O trabalho de conscientização precisa andar junto ao da fiscalização. Uma das principais missões do Detran-MA é a promoção de ações que alertem, conscientizem a sociedade sobre os riscos do trânsito e, as ações educativas, assim como as fiscalizatórias, são as principais ferramentas do órgão nessa luta pela preservação de vidas no trânsito”, destacou a coordenadora.
 
O Detran-MA também está realizando ações educativas do projeto “Férias em Trânsito”, que tem como objetivo alertar quem está indo viajar. No dia 30, o órgão realizou ações educativas nos Terminais Rodoviário e Ponta da Espera, em São Luís, alertando motoristas e passageiros sobre os perigos nas estradas nesses períodos de maior movimentação, sobre o uso dos itens obrigatórios de segurança, como o cinto e, principalmente, sobre os riscos do consumo de bebida alcóolica antes de dirigir.
 
A Comerciante Jeane Teles, abordada no terminal da Ponta da Espera falou da importância das ações preventivas, principalmente nesse períodos festivos e de férias. “As ações preventivas serão sempre bem vindas. Não é a primeira vez que recebo abordagens dos educadores em blitz educativa. No ano passado, neste mesmo período a equipe do Detran-MA estava aqui realizando o mesmo trabalho de conscientização. Isso reforça o compromisso do Órgão com a segurança viária”, disse.
 
As ações da Campanha Férias em Trânsito seguirão durante o mês de janeiro em todo o Maranhão, também com reforço das equipes de Educação para o Trânsito dos Postos Avançados do Detran-MA e das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

 

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->