25/11/2019

Image

Extinção do DPVAT e Placa Mercosul foram debatidos no 67º Encontro Nacional de Detrans

Durante dois dias São Luís sediou o 67º Encontro Nacional de Detrans (END), evento promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), que é presidida pela diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto. O evento, que aconteceu nos dias 21 e 22 deste mês, foi o primeiro realizado no Maranhão, e contou com a participação do secretário estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela, de 24 diretores de Departamentos Estaduais de Trânsito do Brasil, 170 participantes, especialistas das áreas de tecnologia, fiscalização, operação e educação de diversos setores que atuam com o trânsito no país.

Durante o encontro foram apresentados painéis de discussão que abordaram temas relevantes para a política de trânsito, incluindo: “A importância dos Detrans como elemento integrante do aparato de segurança pública dos Estados”, com o secretário de Segurança, Jefferson Portela; “Implementação da Placa Mercosul”, com o presidente da Utsch, Roberto Appel; “Extinção do DPVAT e os impactos financeiros sobre os Estados”, com Luiz Otávio de Miranda; “Combate à fraude com utilização da multibiometria”, com Márcio Bastos; e “Transformação digital do trânsito”, com Diego Miglivacca.

De acordo com o governador Flávio Dino, presente na abertura do END, o evento chama a atenção para discussões pertinentes às mudanças no sistema de trânsito. “O Maranhão se orgulha de receber diretores de Detrans para discutir conjunturas importantes que vão alterar o trânsito e vida da população”, afirmou, destacando a extinção do DPVAT e os impactos que isto pode trazer para os Estados.

A presidente da AND e diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, avalia a importância do END para planejar soluções para a política de trânsito no Brasil. “O momento é instigante e desafiador para todos os setores que fazem o trânsito neste país. Reunimos diretores de Detrans para que possamos compartilhar medidas exitosas, aplicadas nos Estados, que diminuam os índices de acidentes no trânsito. Não medimos esforços para gerir estruturação, fiscalização, ações educativas para um trânsito mais seguro”, disse.

O diretor geral do Detran-PB, Hagamenon Vieira, elogiou a organização do 67º END, principalmente, na consistência dos temas que envolvem mudanças no trânsito. “Entre os temas, destaco a discussão sobre a Placa Mercosul, que na Paraíba foi implantada no dia 11 de novembro, com boa aceitação pelos proprietários de veículos, a extinção do DPVAT, pela preocupação dos governantes estaduais, e o sistema digital do trânsito. Sem dúvida foi uma importante reunião”, avaliou.

Para Kleyverson Rezende, diretor geral do Detran-MG, o encontro foi muito produtivo. “Os temas pautados afetam todos os Detrans. É nesses encontros da AND que conseguimos dar um direcionamento nas pautas e alinhar todas as questões vividas pelos órgãos, em cada Estado. A presidente da AND, Larissa Abdalla, e toda sua equipe estão de parabéns”, afirmou.

Fóruns

Paralelo ao Encontro Nacional dos Detrans, na quinta-feira (21) foram realizados os Fóruns Técnico Operacional dos Detrans, da Lei Seca, dos TIs dos Detrans, com a participação do Serpro e ABEP-TIC.

Na sexta-fera (22), foi realizado o Fórum de Educação para o Trânsito, que reuniu educadores de Detrans de vários Estados. O fórum contou com a participação do doutor em Educação e Segurança Viária, Francisco Garonce, que palestrou sobre planejamento de ações conjuntas e a importância das parcerias nas ações educativas.

O Fórum Permanente das Operações da Lei Seca do Brasil abordou a importância do AIT eletrônico nas fiscalizações, padronização das operações, elaboração do calendário das mobilizações para 2020 e o plano de Comunicação do Fórum Permanente.

O Fórum de Tecnologia de Informações (TIs) levou a exposição do painel “Transformação Digital no Trânsito”, com Diego Migliavacca, gerente de Soluções de Gestão de Trânsito, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->