30/10/2019

Image

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) participou da Feira MultiEducação, que aconteceu de 24 a 26, na área de Eventos do Golden Shopping, no Calhau, com um stand de informações sobre segurança no trânsito, atividades lúdicas para crianças e prestação serviços nas áreas de Habilitação e Veículos.

Com o slogan “Construindo a Educação do Maranhão”, a feira reuniu várias instituições na área de educação, com o objetivo de proporcionar um acesso dinâmico às inovações na área, atraindo alunos e profissionais de educação.

Durante os três dias da Feira, a equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA realizou abordagens educativas com a entrega de material informativo com dicas de segurança no trânsito e sobre a Lei Seca. Além disso, aconteceram atividades do Transitarte e palestras educativas para alunos do ensino fundamental e médio.

Na sexta-feira (25), o psicólogo e assistente de trânsito do Detran-MA, Rafael Rocha, ministrou a palestra sobre os “Aspectos Comportamentais no Trânsito”, para alunos da Escola Jesus Menino (EJEM), do bairro Parque Vitória, explicando condutas corretas no trânsito, como atravessar somente na faixa do pedestre, o cinto do segurança nos bancos dos veículos, o uso de capacetes para motociclistas e passageiro, com tamanhos ideias para adultos e crianças.

“Levamos uma visão diferente de trânsito para a criança, para que ela compreenda que somos todos responsáveis por aquilo que acontece de certo e errado nas vias. Que o nosso comportamento é responsável por um transito seguro”, afirmou o psicólogo.

Stand do Detran-MA em feira de educação (Foto: Divulgação)

Já os alunos do ensino médio, do Centro de Ensino Domingos Vieira Filho, do Paço do Lumiar, aproveitaram a presença dos educadores para tirar suas dúvidas com o teste do etilômetro. “Eu gostei muito de todas as explicações. Só conhecia o aparelho do bafômetro pela televisão e aqui podemos saber como ele funciona”, destacou a adolescente, Janete Kler Gomes.

Para a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, a participação do Detran-MA na MultiEducação foi uma ótima oportunidade para que os estudantes tenham mais informações sobre as ações de conscientização sobre um trânsito seguro.

“Fico muito feliz quando observo o interesse dos jovens pela construção de comportamentos corretos no trânsito. Sabemos que são eles os condutores do amanhã, por isso as nossas ações aqui nesta feira são voltadas, principalmente, para os alunos”, disse ela.

No sábado, a equipe do Transitarte ministrou a palestra com o tema: “O lúdico como ferramenta de Educação para o Trânsito”, falando sobre as ações educativas do projeto “Condutor do Amanhã”, que são realizadas nas escolas para alunos do ensino médio.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->