04/10/2019

Image

A equipe do grupo de Artes Transitarte, do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) apresentou na quinta-feira (03), o espetáculo “Os Sabitrânsito” no Colégio São Vicente de Paulo. Alunos do ensino infantil e fundamental assistiram à performance, que teve como principal objetivo orientar os estudantes sobre a importância de um trânsito seguro.

A ação faz parte do Projeto “Detran vai à Escola”, e contou também com a participação dos mascotes do Departamento, Zé Plaquinha e Maria Sinaleira que de forma lúdica, junto com o Transitarte ensinaram os estudantes os cuidados que se devem ter no trânsito, seja pedestre, passageiro ou condutor.

Para Isadora Araújo dos Santos Silva de 10 anos, aluna do 5º ano, as lições sobre os equipamentos de segurança foram muito interessantes. “Devemos usar o cinto de segurança mesmo no banco de trás, bebês e crianças devem usar o bebê conforto, cadeirinha ou o assento de elevação. Coisas simples que podem salvar a vida de uma pessoa e que muitos não fazem”, disse.

A melhor parte da peça de teatro para Sabrina Ribeiro Nascimento Bezerra de 5 anos, foi quando os personagens deram dicas sobre o trânsito. “Aprendi sobre o que significa cada cor do semáforo, e que para atravessar na faixa de pedestre tem que estar de mãos dadas com um adulto e só passar depois que todos os carros pararem. E que não pode usar celular enquanto dirige”, falou.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio São Vicente de Paulo, Luciana Fonseca Araújo Moraes, o tema trânsito é um assunto trabalhado na escola. “Todo o mês de setembro realizamos um projeto envolvendo o trânsito. Nossa intenção é orientar os alunos, para que se tornem passageiros, pedestres e condutores conscientes dos seus direitos e deveres na malha viária”, declarou.

O Educador do Detran-MA, Júlio Fernandez, ressaltou a importância da educação no trânsito nas escolas. “Trabalhar essa temática de forma lúdica é essencial para que as crianças aprendam de forma leve e divertida sobre a necessidade do respeito às Leis de Trânsito. Eles serão os multiplicadores dessas informações junto à sociedade e no futuro condutores conscientes com atitudes que promovam a paz na malha viária”, afirmou.

O espetáculo “Os Sabitrânsito – Os animais mais inteligentes do trânsito”

Inspirado no musical “Os Saltimbancos”, a performance é uma criação do Transitarte, o grupo de artes cênicas do Detran-MA, composto por servidores. O enredo conta a estória de quatros animais, que se consideram os mais inteligentes do universo, mas descobrem que ainda não entendem nada sobre regras de trânsito. Para conhecer mais sobre o assunto eles recorrem à ajuda das crianças e, de forma lúdica, aprendem juntos os cuidados que se deve ter no trânsito.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->