10/05/2019

Image

Detran-MA realiza ações educativas em Terminais de Integração e empresa de transportes em São Luís

Alertar a população para a importância da redução do alto índice de mortos e feridos no trânsito foi o foco de mais uma ação educativa promovida pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), nesta sexta-feira (10), em São Luís. A ação, realizada nos terminais de integração da Praia Grande, da Cohab-Cohatrac, faz parte da campanha Maio Amarelo 2019.

Durante as atividades, os educadores do Detran-MA orientaram motoristas e passageiros de ônibus à importância do respeito às leis de trânsito, além de entregar kits com lixocar, adesivos e material informativo sobre dicas de segurança no trânsito.

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, durante este mês, equipes de educação estarão em vários pontos da cidade levando ações para conscientizar a população.

“No mês de maio intensificamos as ações de educação para o trânsito. As atividades nos terminais se propõem a levar a conscientização por um trânsito mais pacífico, a motoristas e às pessoas que utilizam o transporte público”, destacou a coordenadora.

Para a estudante, Carolina Souza, esse tipo de ação muito importante, pois alcança motoristas, passageiros e pedestres. “Campanhas educativas, como esta, nos faz lembrar que, dentro dos ônibus, existe um pai de família, uma mãe, um irmão ou um filho de alguém e que, a vida é preciosa e deve ser preservada”, afirmou.

Detran Volante

Na quinta-feira (9), o Detran-MA realizou mais uma ação do Projeto Detran Volante para funcionários da Taguatur Transportes, no Anjo da Guarda. A ação fez parte da programação do Maio Amarelo 2019, que tem como objetivo levar a educação para o trânsito para ambientes corporativos.

Uma média de 30 motoristas da empresa assistiram a palestra ministrada pelo Analista de Trânsito do Detran-MA, Ilber Borralho que falou do tema Legislação de Trânsito e Segurança Viária. Os funcionários receberam instruções para o cumprimento das regras básicas de trânsito, como obedecer à sinalização das vias, respeitar as preferências e dirigir na velocidade permitida, assegurando a segurança de todos os passageiros.

Segundo Ilber Borralho, os profissionais do trânsito devem aprimorar seus conhecimentos na área de Direção Defensiva e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Focamos na importância do cumprimento às leis de trânsito e na direção defensiva. O motorista do transporte coletivo lida, diariamente, com todo tipo de situação no trânsito, portanto, é necessário que ele passe, frequentemente, por atualizações sobre as normas de trânsito”, destacou.

O gerente da Taguatur, Elthon Jarder, disse que a empresa está sempre buscando parcerias com os órgãos de trânsito, para a atualização dos seus profissionais. “Solicitamos a palestra para promover a atualização dos nossos funcionários sobre legislação e reforçar a prática das boas condutas, garantindo mais segurança dos passageiros que são transportados diariamente”.

Para Augusto César Ferreira, motorista de ônibus há 28 anos, a atualização sobre as leis de trânsito é indispensável. “Aqui na empresa, nós sempre recebemos treinamentos e palestras de atualização e conscientização no trânsito; transportamos vidas, diariamente e, apesar de encontrarmos muitos desafios no dia a dia, como a imprudência de outros motoristas, precisamos fazer nossa parte”, afirmou.

 

 

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->