11/04/2019

Image

Ações do Detran-ma serão destaque em jornada de Medicina e Psicologia de Tráfego

De 12 a 14 de abril, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) participa da 1ª Jornada Norte e Nordeste de Medicina de Tráfego e da 2ª Jornada Maranhense de Psicologia de Tráfego que acontecem no Hotel Veleiros, em São Luís. Um dos destaques da programação do evento é o painel “Práticas em Educação para o Trânsito no Estado do Maranhão” que ressalta as ações educativas promovidas pelo Órgão. A abertura acontece nesta sexta feira (12) às 20 horas.

O painel, que acontece no segundo dia do evento, será apresentado pela Diretora Geral do Detran-MA e Presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Larissa Abdalla Brito. Ela explanará sobre os projetos educativos, realizados pelo Detran-MA, explicando seus objetivos, demonstrando os números das ações realizadas e analisando os resultados dessas atividades.

Em 2018 foram desenvolvidas 2.182 ações educativas, que atingiram 548 mil pessoas, em diversos municípios maranhenses. Nesse período, foram distribuídos mais de um milhão de materiais explicativos como folders, panfletos, ventarolas e outros, com mensagens que alertam condutores e pedestres para a promoção de um trânsito mais seguro.

Para a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, é fundamental a participação dos médicos e psicólogos no processo de educação para um trânsito mais seguro. “O debate sobre a importância da segurança do trânsito é um tema urgente que precisa ser discutido e aplicado em todas as esferas”, afirma.

A 1º Jornada Norte e Nordeste de Medicina de Tráfego e a 2º Jornada Maranhense de Psicologia de Tráfego serão realizadas pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), Associação Brasileira de Medicina de Tráfego do Maranhão (ABRAMET-MA), Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT) e ABRAPSIT-MA.

O Presidente da ABRAMET-MA, Louis Philip Moses Camarão, destacou a importância do apoio do Detran-MA. “Ao apoiar este evento, o Detran-MA vem beneficiar condutores e pedestres, pois, qualifica médicos e psicólogos, especialistas em tráfego, para prestação exames médicos com mais competência, contribuindo assim para tornar o trânsito mais seguro para todos”, afirmou.

Segundo o Chefe da Controladoria, Rodrigo Batalha, durante a Jornada serão ministrados cursos que qualificarão estes profissionais para compor as juntas médicas e psicológicas no Maranhão. “Com o aperfeiçoamento destes especialistas será possível expandir o atendimento das Juntas Médicas para outros municípios, além da criação de Juntas Psicológicas”, declarou.

Já a Presidente da ABRAPSIT-MA, Losiley Alves, ressaltou o objetivo do evento como um caminho para promover um debate sobre a importância das avaliações médica e psicológica nos exames para aquisição da habilitação, além de discutir a educação para o trânsito e os seus benefícios para a saúde e a segurança públicas.

Os interessados em participar podem consultar a programação completa nos sites: (detran.ma.gov.br) e da ABRAMET (abramet.org.br)

O que: Abertura da 1ª Jornada Norte e Nordeste de Medicina de Tráfego e da 2ª Jornada Maranhense de Psicologia de Tráfego

Local: Hotel Veleiros

Quando: Sexta – feira (12)

Hora: 20 horas

 

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->