30/11/2018

Image

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), realizou nesta sexta-feira (30), o III Treinamento de Educadores “Eu Apoio a Lei Seca”, com o objetivo de qualificar servidores, educadores e integrantes do Projeto Humanizar, que atuam nas ações de Educação para o Trânsito, como o “Direção Certa” e “Se Liga na Via”, com foco na conscientização de condutores sobre a mistura perigosa de bebida alcóolica e direção.

O treinamento foi realizado na sede da Visão e Perfil, em São Luís, para 50 servidores, e aberto, oficialmente, pela Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, que falou sobre a importância dos treinamentos voltados à capacitação de profissionais que atuam nas ações de Educação.

“Este é um momento muito importante para alinhar os procedimentos referentes às nossas ações educativas, com foco na Lei Seca. Procuramos dar oportunidade de capacitação e atualização para todos os servidores que participam das abordagens. Neste treinamento o principal objetivo é instruir os servidores para que falemos a mesma linguagem, e para que as mensagens de alerta e conscientização cheguem aos condutores de modo que, eles possam refletir sobre suas atitudes”, destacou.

A capacitação foi iniciada com a apresentação dos Projetos “Direção Certa” e “Se Liga na Via”. A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rosetânia de Farias, disse que os projetos são promissores com base na mudança de comportamento dos condutores e no fortalecimento da segurança nas vias.

“As ações buscam tirar das ruas, os condutores que insistem em desrespeitar as leis, usando bebidas alcoolicas e depois conduzem o seu veículo, colocando suas vidas e a de outras pessoas em risco. Nesse período de festas de final de ano, intensificaremos as ações, e por isso, realizamos esse treinamento para atualizar os nossos profissionais e padronizar a nossa forma de abordagem”, explicou.

O treinamento foi realizado pelo policial militar e coordenador do Projeto “Se Liga na Via”, Pábyo Mendes. Durante a manhã, foram discutidos temas como: “Causas de Acidentes com Mortes e a Legislação de Trânsito – parâmetros da Lei Seca, em dez anos de existência”. “A ideia é discutir a lei com os servidores, para que eles possam tirar as dúvidas dos condutores, nos casos das abordagens”, disse.

No período da tarde, foram abordados os temas “Conceitos da Lei Seca, os Aspectos Jurídicos das Blitzen, Retenções e Corretores, Posturas e Conflitos durante as abordagens”.

Para a servidora, Lindinalva Mendes, os cursos de atualização são muito importantes. “Eu já atuo há alguns anos nas ações, mas pra mim a atualização é sempre válida e necessária. Precisamos estar por dentro de tudo para que possamos informar os condutores de forma convicta”, disse a servidora.

 

 

 

 

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->