Ações educativas do Maio Amarelo alcançaram mais 268 mil pessoas no Maranhão

05/06/2018

Image

As ações educativas da Campanha Maio Amarelo 2018 chegaram a 140 cidades maranhenses com atividades realizadas pelo Governo do Maranhão, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). Durante os 30 dias, mais de 268 mil pessoas receberam a mensagem “Nós Somos o Trânsito”, a fim de promover segurança e cidadania ao conscientizar a população sobre a importância das mudanças positivas no comportamento de condutores, passageiros e pedestres para evitar acidentes e salvar vidas.

Segundo a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, a programação educativa do Maio Amarelo 2018 bateu recorde de ações no Estado. “A Campanha foi um sucesso. Dos 217 municípios maranhenses, estivemos em 140 cidades com o apoio das Circunscrições Regionais de Trânsito levando palestras com dicas de segurança e orientando as pessoas sobre os cuidados e escolhas adequadas para evitar acidentes. Dessa forma, a mensagem do Maio Amarelo alcançou mais de 268 mil pessoas no Estado, 100 mil a mais que em 2017. Nosso objetivo é fazer o trabalho educativo permanente, para promover paz no trânsito”, ressaltou

Na Região Metropolitana de São Luis, as ações foram realizadas pela equipe de educadores que atuam na Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA e dos Postos Avançados. Durante o período da campanha, alunos de 83 escolas da rede de ensino pública e privada participaram das atividades dos projetos “Detran-MA vai à Escola”, “Condutor do Amanhã” e “A escola vai ao Detran-MA”. As ações contaram com a presença dos personagens do “Transitarte”, o núcleo de arte e educação do Detran-MA que utiliza o teatro para ensinar as práticas adequadas no trânsito aos futuros condutores.

As ações educativas do Maio Amarelo 2018 no Maranhão, também foram realizadas em 42 empresas de São Luís, por meio do projeto “Detran Volante”. Em cada visita a equipe do Detran-MA ministrou palestras sobre Lei Seca e deu dicas de segurança viária. Também foram feitas ações nas faixas de pedestre, abordagens educativas em eventos e a iluminação de prédios públicos. Na capital, as atividades da Campanha foram encerradas com a 2º edição da Corrida Maio Amarela, na Avenida Litorânea. A corrida contou com a participação de 500 inscritos e movimentou a cidade no feriado Corpus Christi.

Para a Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia Farias, o sucesso da campanha no Maranhão deve-se também ao empenho das equipes de educação das 15 Ciretrans e das parcerias feitas entre o Detran-MA, Departamentos Municipais de Trânsito, Policia Militar do Maranhão (PMMA), Polícia Rodoviária Federal do Maranhão e entidades ligadas ao tema.

“O nosso compromisso é salvar vidas, por meio das ações educativas de prevenção de acidentes no trânsito. Quanto maior o número de pessoas envolvidas nas ações educativas, maior o alcance da mensagem. Por isso, as parcerias foram essenciais para a realização da Campanha Maio Amarelo. Encerramos o Maio Amarelo no Estado, mas o trabalho de educação para o Trânsito do Detran-MA continua”, finalizou.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!