DETRAN-MA REALIZARÁ CURSO PARA MOTOTAXISTAS E MOTOFRETISTAS EM TIMON

14/05/2018

Image
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com a Federação dos Mototaxistas do Maranhão, realizará o Curso Obrigatório para Profissionais em Transporte de Passageiros (Mototaxistas) e de Entrega de Mercadorias (Motofretistas). O curso terá início no dia 21 de maio, no município de Timon, e visa profissionalizar estes condutores de motocicletas, no exercício de suas atividades. A carga horária é de 80 horas. 
 
A Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, reconhece a importância do curso para a profissionalização de condutores de motocicletas, que exercem atividades remuneradas, como um investimento em segurança viária no Estado. 
 
“O número de profissionais que utiliza motocicletas como veículo de trabalho vem crescendo muito, principalmente nos munícipios maranhenses. O curso vai preparar estes profissionais para enfrentar as adversidades do trânsito e oferecer mais segurança aos seus usuários”, afirma.
 
O curso irá regularizar a situação de centenas de mototaxistas e motofretistas assegurando sua atuação correta nas diversas situações de trânsito, no exercício da direção defensiva, além de transmitir uma boa imagem da empresa e do condutor aos seus clientes.  
 
A estrutura curricular do curso oferece disciplinas como, Ética e Cidadania na Atividade Profissional, Legislação de Trânsito, Gestão do Risco sobre Duas Rodas, Procedimentos para Transporte de Carga, Prática de Pilotagem Profissional, Segurança e Saúde.
 
De acordo com o Tecnólogo em Trânsito do Detran-MA, Ilber Borralho, uma boa formação garante melhor desempenho das funções do mototaxista e motofretista no seu trabalho e assegura o cumprimento das regras de circulação e conduta no trânsito. “O curso vai preparar o profissional para conduzir o seu veículo com mais segurança e obrigá-lo a fazer o uso corretamente dos equipamentos estabelecidos pela Resolução 356, trazendo mais segurança para ele, para o passageiro, para sua carga e todos os usuários das vias de trânsito”, ressaltou.
 
 
Denatran suspende Resolução que dispõe sobre os sistemas de segurança para veículos do tipo carroceria basculante 
 
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revogou no dia 09 de maio, a Resolução nº 563/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe sobre os sistemas de segurança para a circulação de veículos e implementos rodoviários do tipo carroceria basculante (caminhão basculante).
 
O Denatran divulgou a deliberação nº 171/2018 que suspende a Resolução n°563/2015, pelo período de 1 ano.
 
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) passa a cumprir a determinação do Denatran, como informa o Diretor Operacional da Autarquia, David Ximenes.
 
“Os Departamentos Estaduais de Trânsito de todo o país tem a obrigação legal de cumprir as determinações dos órgãos nacionais de trânsito, no caso Contran e Denatran. Com a suspensão provisória da medida, os dispositivos de segurança exigidos não serão cobrados pelo prazo de um ano. Proprietários desse tipo de veículo podem se dirigir ao Detran ou postos do Departamento no estado, para fazer a emissão dos seus respectivos licenciamentos”, declarou ele.

 

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!