Alunos do Ensino Fundamental visitam setores do Detran-MA

10/05/2018

Image

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) está realizando uma série de ações educativas, em virtude do Movimento Maio Amarelo. Entre elas, o Projeto Conhecendo o Detran, uma atividade que promove a apresentação dos principais setores do órgão para alunos de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de São Luís. Na quarta-feira (9), alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da UEB Dr. Oliveira Roma, do Recanto do Vinhais, se fizeram presentes na sede do Departamento, na Vila Palmeira.

O objetivo do projeto é apresentar o Detran-MA para os alunos incentivando-os com dicas de segurança no trânsito. A visita foi guiada por educadores e personagens do Transitart, criados para levar a mensagem do Maio Amarelo, “Nós Somos o Trânsito”, e sobre a segurança viária. Os alunos visitaram os setores da Divisão de Exames Práticas, da Vistoria e depois foram até a sede do Batalhão de Policia Rodoviária (BPRV), no São Cristóvão.

A educadora de trânsito Ariana Barros, que encena a personagem “Fadinha Bibi”, estimulou os alunos a se manifestarem. Durante a passagem pelo Setor da Vistoria, os alunos Ismael da Silva e Marcia Ramos, ambos com 10 anos, questionaram o palestrante. O primeiro quis saber sobre a fabricação de uma placa de veículo e a segunda, o que significava a sigla Detran. O assistente administrativo Marcos Veloz, que explicava a importância do registro do veículo como segurança de proteção, respondeu a todas as perguntas dos visitantes.

A diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, destaca a importância do Projeto Conhecendo o Detran-MA, que abraça crianças e adolescentes com o objetivo de formar cidadãos responsáveis no futuro.

“Quando ensinamos uma criança sobre o respeito às leis de trânsito, a informação acaba chegando também aos seus pais e parentes ou ao público adulto. Elas se tornam multiplicadores de atitudes adequadas nas ruas, e, ao mesmo tempo, fiscalizadoras do comportamento dos pais”, afirma da diretora.

A diretora da UEB Dr. Oliveira Roma, Lindalva Araújo de Sousa, disse que reconhece o Conhecendo o Detran-MA como um projeto que contribui na formação dos alunos. “A nossa escola já recebeu o Projeto Detran-MA e os alunos foram muito receptivos. Agora, eles vieram conhecer a importância do órgão e como ele funciona. Assim ficará mais fácil para eles entendem suas responsabilidades no trânsito”, afirmou.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!