Detran-MA promove capacitação de gestores de cidades com trânsito municipalizado

13/04/2018

Image

Para incentivar a integração dos municípios maranhenses ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e garantir maior organização e segurança à população, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) tem apoiado as prefeituras no processo de Municipalização do Trânsito, realizando capacitações e ajudando os gestores a desenvolver, gratuitamente, projetos de sinalização dos municípios. Ao todo, 21 municípios maranhenses já receberam as capacitações do Detran-MA.

Nessa quarta-feira (11), o Detran-MA recebeu representantes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) de Santa Luzia, para o treinamento com técnicos da Divisão de Controle de Infração. Ao município também foi disponibilizado o treinamento na área de Educação para o Trânsito e a capacitação dos agentes e guardas municipais em Operações de Fiscalização da Lei Seca, realizada em parceria com o Batalhão de Policia Rodoviária Militar do Maranhão (BPRV).

De acordo com dados do órgão, Santa Luzia tem frota estimada em 12.438 veículos, 64% deles são motocicletas. A adesão ao Sistema Nacional de Trânsito ocorreu em novembro de 2017, após assinatura de Convênio de Municipalização de Trânsito junto ao Detran-MA.

Segundo a chefe da Divisão de Controle de Infrações do Detran-MA, Ellyda Nascimento, o Departamento está de portas abertas para auxiliar os municípios no processo de Municipalização do Trânsito. “Estamos prontos para capacitar e prestar apoio aos gestores para a implantação da organização do trânsito dessas cidades. Trânsito organizado significa mais segurança para todos”, disse.

Para o diretor do DMT de Santa Luzia, Raimundo Matias, o apoio do Detran-MA tem sido fundamental para as prefeituras maranhenses organizarem o trânsito nas cidades. “Santa Luzia é um município com alto índice de acidentes de trânsito envolvendo, principalmente, motocicletas conduzidas por menores. Com o apoio do Detran-MA estamos finalizando as etapas de municipalização do trânsito, garantindo mais segurança à população, contribuindo com a redução dos custos na saúde e salvando vidas”, finalizou.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!