09/04/2018

Image

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, participou no último final de semana da edição do Programa  P.A.R.T.Y - Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao Uso do Álcool na Juventude, promovido pela Liga do Trauma e Emergência do Maranhão (LATE-MA).

O evento, que ocorreu no auditório do Hospital Universitário Presidente Dutra (HUUPD), em São Luís, teve o objetivo de conscientizar a população, principalmente, o público jovem, com relação aos acidentes de trânsito relacionados ao uso de álcool, assunto de grande importância quando se analisa os dados estatísticos sobre as internações hospitalares decorrentes destas causas.

Os educadores do grupo de teatro do Detran-MA, Transitart, realizaram performance simulando um acidente de trânsito, em que a vítima havia ingerido bebida alcoólica. Um dos membros do Projeto Humanizar, Augusto Aragão, participou do evento compartilhando sua experiência quando sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico. Hoje, ele faz parte da equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA, e ajuda a alertar jovens para que não façam uso do álcool quando estiverem dirigindo.

“Hoje tenho a oportunidade de alertar as pessoas, com base na minha experiência, e assim, contribuir para que o trânsito seja mais seguro e, principalmente, para que vidas sejam poupadas”, destacou Aragão.

O Analista e Tecnólogo em Trânsito do Detran-MA, Ilber Borralho, ministrou palestra sobre “Direção Defensiva e Legislação de Trânsito”, explicando sobre as penalidades do condutor quando é flagrado dirigindo sob efeito de drogas e álcool. Ele também falou sobre a importância da fiscalização na redução de acidentes. Na ocasião, alguns alunos fizersm o teste do bafômetro para entenderem o funcionamento do aparelho.

“Conscientizar os jovens sobre a realidade, sensibilizando-os sobre a importância de seus atos quando estão dirigindo, é um dos objetivos do Detran-MA em prol da diminuição dos números de acidentes de trânsito”, ressaltou ele.

O Programa P.A.R.T.Y, começou no Canadá em 1986, no Centro de Ciências da Saúde de Sunnybrook, por iniciativa da enfermeira emergencista Joanne Banfield. Em São Luís é coordenado pelo médico cirurgião e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Santiago Servio. Para ele, o programa contribui para que os jovens sejam influenciados a praticarem condutas adequadas no trânsito.

“Essa edição do P.A.R.T.Y, é voltada para os alunos pré ingressos no curso de Medicina da UFMA. Muitos deles, em breve, tirarão sua primeira habilitação. É importante alertá-los sobre as consequências e suas escolhas,  a partir do momento em que se tornarão condutores. A participação da equipe do Detran-MA engrandeceu o evento”, destacou Servio.

 

 

 

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->