Detran e prefeitura de Santa Luzia firmam convênio para municipalização do trânsito

13/11/2017

Image

A Diretora Geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), Larissa Abdalla Britto, recebeu nesta sexta-feira (10), na sede do órgão, a Prefeita de Santa Luzia, Francilene Paixão e o Diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Raimundo Matias, para a assinatura do Convênio de Municipalização e Operacionalização de Trânsito, etapa final do processo de integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

O convênio inclui ações de planejamento, engenharia, educação para o trânsito, fiscalização e processamento de dados, além de permitir ao Departamento Municipal de Trânsito (DMT), ter acesso ao sistema informatizado do Detran-MA para a troca de informações, registro e consultas de estatísticas, arrecadação de multas, e permitir que a prefeitura emita extrato para pagamento de infrações de competência do Estado.

Para Larissa Abdalla, a assinatura de Convênios de Municipalização e Operacionalização do Trânsito  com os municípios maranhenses é muito importante para o Estado. “O número de cidades maranhenses que não têm o trânsito municipalizado ainda é grande. É importante que os prefeitos procurem conhecer as necessidades e as vantagens da municipalização. O trânsito precisa de organização, e a parceria entre as prefeituras e o Estado, é fundamental”, concluiu a diretora.

Com 72 mil habitantes, de acordo com o IBGE, a cidade de Santa Luzia fica a 351 km da capital São Luís. Atualmente possui uma frota estimada em 12 mil veículos, mais de 60% composta por motocicletas. Segundo a Prefeita, Francilene Paixão, algumas ações estão sendo tomadas para reduzir o índice de acidentes local, entre elas, a parceria com o Detran.

“O convênio com o Detran vai nos ajudar a reforçar o trabalho de prevenção de acidentes, que são cada vez maiores, principalmente, nos fins de semana. A operacionalização vai melhorar significativamente o trânsito de nossa cidade, com a sinalização e outros benefícios. A assinatura desse convênio é um grande passo para Santa Luzia,” ressaltou a prefeita.

Na oportunidade, Larissa Abdalla também apresentou o Programa Moto Legal, falou sobre os benefícios e entregou material para que a prefeitura divulgue as vantagens para a população.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dá entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!