Ciretrans maranhenses comemoram atividades educativas na Semana Nacional do Trânsito

02/10/2017

Image

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2017, coordenada no Maranhão, pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), mobilizou entre os dias 18 e 25, centenas de pessoas nas cidades do interior do estado, atendidas pelas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença”, o objetivo foi intensificar as ações de Educação para o Trânsito e conscientizar a população sobre a importância da segurança viária.

De acordo com a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, o trabalho das Ciretrans é fundamental para promoção da Educação para o Trânsito no Maranhão. “São 15 Ciretrans distribuídas no estado. Cada uma delas tem uma equipe de educadores treinados pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA, para realizar as atividades educativas no interior. Essa parceria tem ajudado a levar para os municípios maranhenses, a mensagem de que é preciso fazer a diferença no trânsito, a partir de condutas adequadas e seguras”, disse a Diretora.

Ao longo da semana a 1ª Ciretran, em Imperatriz, realizou inúmeras atividades educativas. Um grande passeio ciclístico mobilizou mais de 3 mil pessoas e contou com a parceria de auto escolas da região, Setran, Sest/Senat e empresas do município. Os educadores da Ciretran de Imperatriz também realizaram palestras em escolas e faculdades. Durante as blitzen educativas da SNT, a equipe distribuiu material informativo e alcançou nas abordagens, mais de 16 mil pessoas.

No município de Bacabal, a equipe da 5º Ciretran também esteve nas escolas e por meio das palestras sobre segurança no trânsito, orientou cerca de 300 estudantes da rede pública e privada de ensino, fundamental e médio do município. Uma caminhada nas ruas do centro da cidade chamou a atenção da população para o tema da Semana Nacional de Trânsito, “Minha escolha faz a diferença”.

O período da SNT, em Balsas, mobilizou a população da cidade. A equipe da 4º Ciretran realizou blitzen educativas, distribuiu material informativo e orientou a população sobre o uso do capacete e cinto de segurança. Em São Domingos do Azeitão e na cidade de Riachão, a 4º Ciretran de Balsas em parceria com a 15º Ciretran de São João dos Patos, promoveram uma ações educativas em comemoração a Semana Nacional de Trânsito.

A 2ª Ciretran de Caxias, realizou atividades da SNT em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Aldeias Altas. Palestras educativas foram realizadas na Escola Municipal Antonieta Castelo e Escola Estadual Teófilo Dias. Durante as palestras, os educadores alertaram os alunos sobre a importância do uso de equipamentos obrigatórios de segurança nos veículos e tiraram dúvidas das crianças sobre o trânsito.

Os jovens que frequentam o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município de Bacuri e do Centro Comunitário do Bairro Volta Redonda, também receberam a equipe de educadores da 2º Ciretran de Caxias. O tema da SNT “Minha Escolha faz a Diferença” foi debatido nos encontros.

Durante a Semana Nacional de Trânsito, a 7ª Ciretran localizada na cidade de Pedreiras promoveu 23 ações educativas nos municípios Trizidela do Vale, Igarapé Grande, Lago do Junco e Esperantinópolis. As palestras de educação para o trânsito e as atividades lúdicas alcançaram mais de 3 mil estudantes dos municípios atendidos pela Unidade. A 7º Ciretran de Pedreiras também realizou blitzen educativas nas avenidas da cidade, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito. Uma caminhada encerrou as atividades da SNT no município, com a presença dos alunos das escolas Correia de Araújo e Naíse Trindade.

Na região de São João dos Patos, as atividades da Semana Nacional de Trânsito mobilizaram mais de 150 alunos de escolas do município de Paraibano durante oito dias de ações. A palestra “Minha escolha faz a Diferença” promovida pela equipe da 15º Ciretran, alertou o público sobre a importância do cumprimento das regras de trânsito, para reduzir acidentes e salvar vidas.

O Chefe da equipe de Educação para o Trânsito da 15º Ciretran, Fernando Costa, ressaltou a importância destas ações educativas. “Os jovens presentes nesta palestra, em breve estarão nas vias dirigindo os mais variados tipos de veículos, portanto é essencial que sejam conscientes ao cumprir as normas de segurança no trânsito”, informa Fernando Costa.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dá entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!