Detran orienta população no Dia Internacional do Pedestre

09/08/2017

Image

O Dia Internacional do Pedestre foi mais um dia de ações voltadas para a segurança no trânsito. No Centro de São Luís, educadores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizaram abordagens com material informativo na Praça Deodoro e em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande. A programação contou com apoio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio da Companhia Rodoviária Militar Independente (CPRV Ind.).

No material entregue à população, havia dicas para pedestres e motoristas. Algumas recomendações eram voltadas para os dois, como não usar o celular. O aparelho também tira a atenção de quem não está dirigindo, e pode tornar perigoso o simples ato de atravessar a rua.

Detran orienta população no Dia Internacional do Pedestre. (Foto: Divulgação)

Detran orienta população no Dia Internacional do Pedestre. (Foto: Divulgação)

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Rositânia de Farias, destaca que o pedestre é o mais vulnerável no trânsito e precisa se conscientizar disso. “O pedestre tem a preferência em qualquer situação, mas também tem que seguir regras, usar a faixa de segurança e as calçadas, observar o fluxo e ficar atento às mudanças no trânsito”, explica ela.

Os educadores lembraram aos motoristas que, fora do veículo, todos são pedestres. O engenheiro Pedro de Oliveira afirmou que sempre teve essa consciência: “Acredito que tornar o trânsito mais seguro depende de cada um, e podemos fazer isso, sendo gentis com o outro”.

Dicas

Entre as dicas mais importantes está o respeito à sinalização. Na ausência de uma faixa de segurança, o pedestre deve procurar um semáforo. Quando descer do ônibus, é preciso esperar que ele saia do ponto para visualizar melhor o trânsito e poder atravessar a avenida com segurança. Outro conselho é atravessar em um ponto da via, longe das curvas, e nunca correr, a pressa pode colaborar para uma queda e futuro acidente.

Curiosidade

O 8 de agosto foi escolhido como o Dia Internacional do Pedestre, em homenagem à famosa fotografia, tirada em 8 de agosto de 1969, dos integrantes da banda britânica The Beatles, atravessando a faixa de pedestres da Abbey Road, em Londres, Reino Unido.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dá entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!