Detran-MA faz Reunião de Realinhamento de Ações voltadas para o interior do Estado

17/03/2017

Image

Nesta sexta-feira (17), o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) promoveu a 1ª Reunião de Realinhamento 2017 com os chefes das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). O evento aconteceu no Auditório da Sede do Órgão, em São Luís. Na ocasião, foram apresentados relatórios das ações de 2016 e o planejamento de 2017.

Na abertura da Reunião, a Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, falou da importância das Ciretrans no cumprimento das metas elaboradas para este ano. “Temos inovações para serem colocadas em prática em 2017. Nas Ciretrans, vamos melhorar o processo de habilitação com a instalação de pistas de exame de tráfego e uso de novas tecnologias, como a telemetria dos veículos das autoescolas”, exemplificou Larissa.

A Reunião teve o objetivo de alinhar as diretrizes operacionais e compartilhar experiências. A chefe da 12ª Ciretran de Presidente Dutra, Maria Macedo, tem vivido um momento de mudanças com a reforma da sede da Circunscrição, e prevê a melhoria do atendimento ao público. “Vivemos uma fase de transformação. Tudo mudou na nossa Ciretran, a estrutura vai melhorar e toda a equipe se sente estimulada, o que reflete na prestação de serviço”, disse ela.

A Diretora também falou do papel político dos chefes das Ciretrans junto às prefeituras maranhenses, incentivando e dando suporte aos gestores no processo de integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). “Temos que lembrar os prefeitos que a municipalização é um dever, uma obrigação. A municipalização é imprescindível no combate ao desrespeito à legislação de trânsito. Importante lembrar que o prefeito omisso à norma corre o risco de responder a uma ação judicial por improbidade administrativa”, enfatizou.

Para o chefe da 11ª Ciretran de Açailândia, José Mendes Júnior, o trabalho junto às prefeituras tem melhorado o trânsito nas cidades. “No interior do Estado, o desrespeito às leis é comum, mas os gestores tem apresentado interesse em mudar essa realidade. Na nossa região, temos ajudado os novos prefeitos a fazer a municipalização e já conseguimos algumas parcerias”, pontua o gestor.

No interior do Maranhão, um dos principais desafios é combater a irregularidade entre os motociclistas. O Detran-MA quer tornar o processo de habilitação mais barato, a partir da parceria com o Sindicato das Autoescolas (Sindauma). Outra estratégia que visa promover o cumprimento das leis de trânsito é o fortalecimento das operações de fiscalização.

Outro ponto tratado na Reunião foi a capacitação do servidor. Para a Diretora Larissa, o investimento na formação dos funcionários proporciona mais segurança e melhoria na qualidade do serviço prestado. “As capacitações realizadas no ano passado geraram muitos resultados. Por exemplo, depois do Curso de Identificação Veicular e Documental, vários carros roubados foram recuperados”, destacou Larissa.

Para esta 1ª Reunião de Alinhamento de Ações foi organizado um café da manhã de acolhimento, sessões de Ginástica Laboral e Dinâmica Motivacional. Ao longo do dia foram realizadas as rodas de conversa entre os chefes das Ciretrans e os gestores ligados à Diretoria Geral do Detran-MA. O encerramento do evento contou ainda com um momento de conversa com o Secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dá entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!