Projeto Férias em Trânsito movimenta praias de São Luís no final de semana

10/01/2017

Image

 

Uma das opções de lazer preferidas dos ludovicenses e turistas que vêm a São Luís para curtir as férias, são praias da capital. Neste domingo, (08)  além da diversão, centenas de banhistas das praias do Meio e Araçagi foram abordados pela equipe de educadores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). A ação faz parte do projeto “Férias em Trânsito”, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Detran-MA, que visa conscientizar a população sobre segurança no trânsito, para garantir um trânsito mais tranquilo e férias mais divertidas.

Durante as abordagens, os educadores da Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA distribuem material educativo com dicas sobre o uso dos equipamentos obrigatórios nos automóveis, por passageiros e condutores, como cinto de segurança e capacete para os motociclistas. A equipe do Detran-MA também alerta a população sobre os perigos de dirigir sob o efeito do álcool e tiram dúvidas do público, principalmente, sobre a “Lei Seca”.

Segundo a Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânea Farias, em São Luís, o projeto é uma oportunidade para conscientizar as famílias que vão à praia aproveitar momentos de lazer. “É comum encontramos famílias inteiras na praia. O diálogo é mais fácil porque as pessoas interagem melhor, quando estão entre os familiares. Dessa forma, diminui muito chance de acidente, já que cada membro da família que recebe a nossa mensagem passa a cobrar do outro, atitudes mais corretas no trânsito”, explicou a Coordenadora.

Na praia do Meio, a vendedora, Rute Costa, aplaudiu a ação do Detran-MA. “O Governo está de parabéns. O trabalho de conscientização não pode parar nem mesmo no final de semana, porque muita gente se esquece da segurança quando sai pra se divertir. Principalmente, quem bebe e dirige”, disse a vendedora.

Ao ser abordado pela equipe do Detran-MA, o empresário Eraldo Pinheiro lembrou a importância do anjo. “Saí com a minha família e combinei com a minha esposa que não vou beber, sou o anjo deste domingo e com certeza exemplo para a minha filha. Essas campanhas salvam vidas, é preciso entender essa mensagem e nunca esquecer dela, nem mesmo nas férias” destacou Eraldo.

O projeto “Férias em Trânsito” está na segunda edição e acontece até o dia 31 de janeiro em São Luís, e mais 12 municípios maranhenses.  A iniciativa conta ainda com o apoio da Polícia Militar, por meio da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind), de Departamentos Municipais de Trânsito e das equipes de educadores das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Nesta semana, além de São Luís, serão realizadas ações nos seguintes municípios: Pinheiro, Mirinzal e Cururupu.

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dá entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!