17/03/2015

Image

O diretor geral do Detran-MA, Antônio Nunes, e representantes da Federação dos Sindicatos dos Mototaxistas, Motofretistas e Motoboys do Maranhão (Fessimoto) se reuniram nesta terça-feira, 17, em São Luís. No encontro foram discutidos novos detalhes para a realização dos cursos de capacitação obrigatórios destinados a profissionais que realizam transporte de passageiros (mototaxista) e entrega de mercadorias (motofretista).

Seguindo o compromisso do governo Flávio Dino em diminuir o número de acidentes envolvendo motociclistas no Maranhão, o diretor geral do Detran-MA  afirmou que todas as providências estão sendo tomadas para que o curso seja levado para o maior número de cidades maranhenses. “Nosso objetivo é oferecer essa capacitação a todo o estado, a fim de orientar melhor esses profissionais sobre suas responsabilidades no trânsito”, ressalta Antônio Nunes.

 De acordo com a Lei 12.009, para ser mototáxi ou motofretista é necessário que o profissional tenha 21 anos, possua habilitação por pelo menos dois anos na categoria “A”, utilize colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos e seja aprovado em curso de formação especializada, regulamentado pelo Contran.

O curso de formação para mototaxistas e motofretistas se tornou obrigatório a partir da resolução 410 do Contran, publicada em 2012. De acordo com a Resolução, o condutor profissional de moto deverá passar por curso de formação com carga horária de 30 horas, sendo 25 teóricas e outras cinco horas práticas.

Para o presidente da Fessimoto, David Guarapiranga, o curso é de fundamental importância para se diminuir o alto índice de acidentes envolvendo motociclistas no Maranhão. “Precisamos formar condutores qualificados e conscientes no trânsito. Ficamos felizes em saber que o diretor geral do Detran-MA é consciente dos índices alarmantes de acidentes com moto, e principalmente, por tomar atitudes para que essa triste realidade seja revertida” finalizou. 

Assessoria de Comunicação Detran-MA

Texto: Leny Alves

Compartilhe

Dúvidas Frequentes

Eventos

Formulários

Deseja dar entrada no protocolo? Selecione um formulário abaixo!
<-- -->